quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Review: The Idolm@ster

Primeiramente, bem-vindos ao meu blog. Depois de tanto tempo ruminando esta ideia, finalmente decidi fazer um blog para por meu pensamentos sobre as coisas que eu vejo e leio durante meu tempo livre. Vou tentar escrever pelo menos uma vez por semana, mas a vida de universitário é difícil, então posso não postar toda semana, mas não deixarei o blog morrer. Enfim, vamos ao assunto do primeiro post do blog: The Idolm@aster.


Confesso que The Idolm@aster foi um empurrão que faltava para fazer um blog. A experiência com este anime foi tão boa que eu simplesmente queria escrever sobre ele em algum lugar para esvaziar minha mente de todo os pensamentos. Então, cá estou.

The Idolm@ster segue a vida diária de um produtora de idols, 765 Production, e suas 13 garotas aspirantes a idols, que são ajudadas por dois produtores, a Ritsuko e um que as idols apenas chamam de Produtor. Elas passam por diferentes situações que envolvem sua vida pessoal e fantasmas passados para crescer como idols. Bem simples, acho que não muda foge muito do que os animes de idols fazem geralmente, embora não possa dizer com certeza, The Idolm@ster é meu primeiro.

Eu creio que o que faz um anime sobre idols bom são justamente as idols, suas personalidades, a história que elas trazem, seus sonhos e conflitos. Carisma é obrigatório, não há idols sem carisma, e acho que The Idolm@aster é perfeito em todos os esses aspectos, cada idol é bem diferente uma das outras, mas no fim elas formam uma profunda amizade. Algumas têm histórias, mas profundas do que outras, mas creio que isto também faça parte deste mundo, não são todos que tem uma grande história por trás para explicar seu sonho de ser idol, ter o sonho de ser idol apenas por achar divertido também é uma razão válida.

O anime começa de uma forma bastante interessante: o primeiro episódio é como se fosse um documentário sobre as idols, alguém faz perguntas para elas enquanto são filmadas, com isto aprendemos o básico sobre cada uma delas. No fim, descobrimos que quem estava filmando era o novo produtor da 765 Production, as garotas também não sabiam e ficaram surpresas. Eu acho que foi um jeito legal de apresentar as personagens e até seria um jeito legal de fazer todo o anime, eu pensei inicialmente. Porém, somente o primeiro episódio foi assim, a partir daí a história se desenrola, seguindo o produtor na maior parte do tempo, mas se focando nas garotas para contar suas histórias.

Eu acho que cada garota teve ao menos um episódio focado nelas, o que eu achei excelente. É óbvio que em animes assim sempre temos nossas favoritas, mas por causa disso acabei me apegando a todas elas, acho que nunca fiquei em luto assim por um anime terminar. Todas as garotas são legais a sua maneira. Por isso, acho que cabe uma pequena introdução de cada uma delas. Vou tentar não dar spoilers porque quero todo mundo vendo este anime!


Utilizando a imagem acima como guia (aliás, o anime é tão fofíssimo que você irá querer tirar screenshot toda hora) começo pela fila de cima do lado esquerdo.

Takane Shinjou é misteriosa, mas de um jeito engraçado, ela adora ramen e comida, pode falar sobre isso por horas, mas tirando isto ninguém sabe muito sobre ela e o anime também não dá pistas, mas eu acho que ela vem de uma família bastante rica, pela forma eloquente que fala; ela é uma completa dama. Da mesma forma que seu background, a razão de ela ser idol também não se sabe.

Ao lado dela temos Makoto Kikuchi e sim, ela é uma garota. A sua aparência faz parte da razão dela ser idol, ela queria ser princesa, algo que não conseguiu ser na infância. No entanto, o seu plano acaba sendo frustrado já que ela acaba tendo mais fãs mulheres do que homens e ela só fica legal quando é "cool" e "prince-like". É muito engraçado ver ela tentando. Ela também uma excelente amiga.

Haruka Amami é bastante amiga da Makoto. O anime tende a focar bastante na Haruka por vários motivos. Ela tinha o sonho de se tornar idol desde criança, motivada pelo desejo de cantar junta com outras idols. Ela se torna uma personagem muito interessante durante todo o anime.

Chihaya Kisaragi também é grande amiga de Makoto e Haruka. Ela também é misteriosa, mas diferente da Takane, eu senti desde o início que ela escondia algo. Ela é quieta e não fala muito. A história dela surpreende bastante, provavelmente é a mais densa dentre as garotas. Seria um grande spoiler se eu falasse mais do que isso, inclusive a razão dela ser idol.

Miki Hoshii é a minha favorita disparada, meu gosto por ela só aumentou durante todo o anime. A razão dela é bastante simples: ela gosta de ser idol porque ela gosta de brilhar no palco, ela gosta dessa sensação. Acho que ela é uma das que mais cresce durante o anime se tratando de maturidade e como isso ajudou ela a usar o seu imenso talento melhor. Ela esbanja carisma, não tem como não gostar dela, rir do jeito dela e torcer por ela.

Azusa Miura parece ser a mais velha do grupo, mas a personalidade divertida dela faz com que nos esqueçamos disso. Eu promete que no episódio que foca nela, vocês irão rir pra caramba, é sem preço. A razão dela ser idol não foi dita no anime até onde eu me lembro.

Agora na fila de baixo do lado esquerdo temos Hibiki Ganaha, minha segunda favorita. Antes de ver o anime eu já gostava bastante dela, me parecia uma personagem muito legal, confirmou minhas expectativas. Ela é apaixonada por animais e trabalha como idol para sustentar todos os animais que possui. Ela é a energética do grupo, sempre dando o seu melhor por sua família.

Yukiho Hagiwara é o oposto da Hibiki, ela é tímida, tem medo de cachorros e não consegue lidar com garotos, no início você se pergunta como ela chegou a esta carreira, mas é interessante ver a mudança dela durante o anime. Ela evolui bastante, sem deixar sua personalidade calma e delicada de lado e até a usando da forma correta.

Iori Minase é filha de uma família rica dona do grupo Minase, de início podemos ter a opinião de que ela não precisava ser idol, mas é o que eu disse antes, você pode querer ser por achar divertido. Acho que ela sempre sonhou com isso e também ela quer provar para a sua família, que fica tirando sarro dela, que ela pode ser idol.

Yayoi Takatsuki é bastante amiga da Iori e isto também é muito interessante porque diferente da Iori, Yayoi não vem de uma família rica e quer se tornar idol para ajudar a família a ter uma vida melhor. Apesar do seu trabalho de idol, ela ajudar a cuida de seus irmãos todo dia já que seus pais trabalham até tarde. Iori e Yayoi são duas das minha favoritas por causa dessa relação, além da personalidade tsundere da Iori e da voz extremamente fofa da Yayoi.

Ami e Mami Futami são as gêmeas mais divertida da história dos animes, não tem como não rir com cada aparição delas. Elas não são muito exploradas quanto a razão delas serem idols e o background dela, mas acho que só pela comédia já vale. Essas duas também me conquistaram.

Como dá para perceber, cada garota tem sua personalidade, sua história e o que deseja realizar, mas no fim o que importa é a amizade entre elas que foi construída durante os anos que passaram juntas. Essa é a mensagem que  o anime passa e que serve não só para o mundo das idols, mas também para a vida: cada um tem seus projetos e às vezes podemos estar separados, mas a ligação criada pela amizade nunca se deteriorará. A execução de tudo isso no anime é perfeita, tendo várias surpresas, não só das garotas, mas da staff que trabalha na 765 Production. É impressionante como o anime não deixa ninguém de lado. Eu acabei me apegando a todos os personagens e estou ansioso para ver OVAs e o filme da série.

Para terminar, a parte do técnica do anime também foi excelente. A animação não teve nenhum erro perceptível e tudo teve uma boa qualidade. As músicas foram também divertidas, como se esperar de uma anime de idols, sendo utilizadas perfeitamente. Eu não consegui achar nenhum defeito neste anime, não atoa que a série já tem 10 anos. Após ver esse anime não pararei mais, próximo na lista é The Idolm@ster Cinderela Girls. Será que os produtores conseguiram manter o nível nesta segunda geração de im@s? Fiquem ligados na próxima semana!


Nenhum comentário:

Postar um comentário